Seja bem-vindo(a). Hoje é

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional


A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. O nome Itaipu foi tirada de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta"
A Usina de Itaipu faz parte da lista das Sete maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos. Esta lista foi feita com base numa pesquisa realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (Asce) entre engenheiros dos mais diversos países.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu

Parque das Aves


Criado em 1994, uma das principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu, o Parque das Aves é um parque temático dedicado a conservação de animais. Esse empreendimento particular é o maior parque deste tipo da América Latina, reunindo mais de 800 aves brasileiras e de outros países, além de jacarés, cobras, saguis e borboletas.


http://www.overmundo.com.br/guia/parque-das-aves

Santos Dumont e o Parque Nacional do Iguaçu


Em 1916, Santos Dumont, ao conhecer as Cataratas do Rio Iguaçu, ficou tão impressionado com a sua beleza que pressionou com o seu prestígio o então governador do Paraná, Affonso Alves Camargo, para que ali fosse criado um Parque Nacional.
O local que era então propriedade particular, é declarado local de interesse público. Em 1930, foi ampliada a área desapropriada em 1916, para criar o Parque Nacional do Iguaçu.
O Parque Nacional do Iguaçu preserva a exuberante vegetação da selva subtropical que rodeia a Área das Cataratas: 2 mil espécies de plantas e 400 de aves.



http://www.mv-experience.com/info/index.php?option=com_content&view=article&id=475%3Asantosdumont-e-o-parque-nacional-do-iguacu-&catid=39%3Aaeronautica-brasileira&Itemid=57

Cataratas do Iguaçu



A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.
O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros.Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vasão.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Semana de Arte Moderna




Há 90 anos, acontecia a Semana de Arte Moderna, cujo principal objetivo era trazer renovação ao Cenário Cultural Brasileiro.
Peças Modernista que estão expostas por São Paulo.
Pinacoteca de São Paulo:
Musa Impassível_ obra de Victor Brecheret, escultor , nasceu na Itália. Teve suas obras exposta na Semana de 1922, entre suas obras famosas esta o Monumento às Bandeiras no Parque do Ibirapuera.

Bananal _ obra de Lasar Segall, pintor, nascido na Lituânia.

Paisagem da Espanha _ obra de John Graz, artista plástico e design de interior, nascido na Genebra.

MASP:
São Paulo _ obra de Tarsila do Amaral, pintora nascida em São Paulo.
As Cinco Moças de Guaratinguetá _ obra de Di Cavalcante, pintor caricaturista nascido no Rio de Janeiro.

Museu Lasar Segall: Rua Afonso Celso, 362.
Aldeia Russa _ obra de Lasar Segall

MAM-Museu de Arte Moderna:
Vaso de flores _ obra de Di Cavalcante

Palácio dos Bandeirantes:
Pastoral _ obra de John Graz

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo:
A Boba _ obra de Anita Malfati, pintora e desenhista, nascida em São Paulo.

EFCB _ obra de Tarsila do Amaral

Retrato de Joaquim do Rego Monteiro, obra de Vicente do Rego Monteiro, pintor, escultor e ilustrador, nascido no Recife.

Instituto de Estudos Brasileiro _ USP:
Rua Prof. Melo Morais, travessa 8, nº 140, Cidade Universitária, Butantã.
Capa do Catálago da Exposição da Semana de Arte Moderna, obra de Di Cavalcante.